
Depois de mais de um mês sem escrever nada no meu blog, eu estou de volta. Após os projetos cansativos, as provas monótonas e a preguiça da primeira semana de férias, eu finalmente tenho tempo e vontade de colocar alguma coisa aqui. Já a alguns dias eu pensava em escrever no blog, mas pensava “O que raios eu vou escrever?”
Eis que nesta sexta-feira surge um assunto: o novo filme da série campeã de bilheteria, Harry Potter e o Enigma do Príncipe Mestiço.
AVISO: Se você gostou do filme
e não está sujeito a receber opiniões negativas sobre o mesmo
pare de ler esse post AGORA
Para começar a criticar o filme, eu tenho que começar citando o fato de que cada vez mais detalhes e cenas do enredo são cortados, atropelados, ignorados ou substituídos (aparentemente Harry Potter upou um nível de ladino, porque ele resolveu parar de usar a capa da invisibilidade e confiar só nos testes de furtividade normais). Mais a frente, eu vou falar sobre uma parte do livro em especial, cuja falta no filme me irritou profundamente.
E mais: dessa vez não há a desculpa de todos as adaptações de livro ("se colocasse tudo que tem no livro, ficaria grande demais") porque o maravilhoso diretor David Yates resolveu criar uma cena totalmente inventada pela sua cabecinha, em que a Toca é incendiada e a família Weasley os convidados deles são atacados por Belatriz Lestrange e Fenrir Lobo Greyback (que, para variar, chegam à casa voando sem vassouras ¬¬)
Há um outro fato interessante na cena inventada que nos faz analisar a inconsistência da habilidade de luta de Potter nos filmes: ao atacar Greyback, o lobisomem defende o feitiço com um gesto artístico e displicente. Agora vejamos, só no sexto filme Harry é ownado em combate por Snape (coisa que também acontece no livro), por Belatriz (que mesmo sendo superior a ele, em combate, no livro, não é tão melhor quanto mostra o filme) e por Greyback!! Até onde eu sei Greyback não é nenhum prodígio com magia, e se o Harry não consegue derrotar nem um bruxo medíocre (ainda que lobisomem, ele continua sendo um bruxo medíocre), como o diretor pensa em fazer o Harry das telonas derrotar O Lord Voldemort?
Mas sem dúvidas, o que mais irrita no filme são as incoerências do final. Pra começar, a saída de Harry e Dumbledore até a gruta em Tom Riddle amedrontou duas criancinhas. Harry e o diretor aparatam da torre de astronomia para a gruta e...espera! Aparatam? SIIM! Eles APARATAM!
O
A segunda incoerência que é gritante, diz respeito a descaractterização do personagem principal. Como é que Harryomeninoeleitoqueémuitocorajosoenãoconsegueficarsemsalvarosoutros vai ver Dumbledore morrer bem na sua frente e não vai fazer nada?
Aham Cláudia! Senta lá...

Pra fechar com chave de ouro, o diretor conseguiu criar uma das mortes mais incoerentes de toda a história do cinema d fantasia, destruir o final do filme, e perder milhões de dólares em bilheteria ao deixar de fazer uma das melhores cenas de Harry Potter até então. Imaginem a situação: há um ano, o mundo bruxo descobre que Voldemort está vivo. A escola de Hogwarts, ambição de vida de Voldemort, que abriga alguns dos seus piores inimigos, está completamente protegida por feitiços, vigilância redobrada, detectores e aurores percorrendo os terrenos do castelo. Numa noite, o diretor é morto.
Agora, qual é a lógica que explica que meia dúzia de comensais da morte saiam ilesos, sem nenhum distúrbio e ainda por cima destruindo tudo no caminho, de um castelo cheio de professores, aurores e estudantes que são inimigos desses comensais? Em que parte do universo, há um mundo em q eu esta situação pode ser logicamente explicada? E por que raios o maldito diretor não colocou uma cena foda de batalha no filme que faria com que as pessoas apreciassem muito mais o final do filme, do que aquela coisa confusa, corrida, monótona e deprimente?
Sem me ater a mais detalhes, o filme de Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi um erro. Entregar a direção a David Yates, no 5º filme (quando bruxos começaram a voar) foi um erro.
Há partes boas sim. A fotografia estava incrível, os efeitos, como sempre maravilhosos e as cenas das memórias de Tom Riddle foram realmente muito bem dirigidas. E se algum ator foi realmente mal, seus erros foram ofuscados por atuações como a de Helena Bonham Carter e Rupert Grint.
Mas infelizmente uma boa adaptação não é feita só de boa imagem e boa atuação. Falta um roteiro que faça jus a história original.
E falta alguém competente pra administrar esse roteiro.

Pra fechar com chave de ouro, o diretor conseguiu criar uma das mortes mais incoerentes de toda a história do cinema d fantasia, destruir o final do filme, e perder milhões de dólares em bilheteria ao deixar de fazer uma das melhores cenas de Harry Potter até então. Imaginem a situação: há um ano, o mundo bruxo descobre que Voldemort está vivo. A escola de Hogwarts, ambição de vida de Voldemort, que abriga alguns dos seus piores inimigos, está completamente protegida por feitiços, vigilância redobrada, detectores e aurores percorrendo os terrenos do castelo. Numa noite, o diretor é morto.
Agora, qual é a lógica que explica que meia dúzia de comensais da morte saiam ilesos, sem nenhum distúrbio e ainda por cima destruindo tudo no caminho, de um castelo cheio de professores, aurores e estudantes que são inimigos desses comensais? Em que parte do universo, há um mundo em q eu esta situação pode ser logicamente explicada? E por que raios o maldito diretor não colocou uma cena foda de batalha no filme que faria com que as pessoas apreciassem muito mais o final do filme, do que aquela coisa confusa, corrida, monótona e deprimente?
Sem me ater a mais detalhes, o filme de Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi um erro. Entregar a direção a David Yates, no 5º filme (quando bruxos começaram a voar) foi um erro.
Há partes boas sim. A fotografia estava incrível, os efeitos, como sempre maravilhosos e as cenas das memórias de Tom Riddle foram realmente muito bem dirigidas. E se algum ator foi realmente mal, seus erros foram ofuscados por atuações como a de Helena Bonham Carter e Rupert Grint.
Mas infelizmente uma boa adaptação não é feita só de boa imagem e boa atuação. Falta um roteiro que faça jus a história original.
E falta alguém competente pra administrar esse roteiro.
Poor thing
Porra, valeu mesmo por ter escrito isso, cara. :D
ResponderExcluirEu ia ver, agora já vou procurar outro filme...